quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Desconstrução

Hoje a postagem está marcada de uma voz pessoal, o eu está presente na intenção comunicativa ou não intenção, pois a verdade é que nem sempre quando escrevo tenho uma intenção traçada, ou talvez tenha e esta apenas se manifeste de uma maneira velada, sutil e entranhada nos sentimentos ou mesmo nos ressentimentos.

Há duas semanas começaram minhas aulas ( sou estudante de letras) e pela minha tristeza em meu penúltimo semestre não consegui encaixar nenhuma disciplina de literatura, isso me frustrou e não me faz ter tanto ânimo de ir para a faculdade. Estou matricula em uma disciplina (só porque é obrigatória) chamada linguística românica, é bem verdade que não consigo gostar e nem sentir prazer assistindo as aulas, diferentemente do que acontece quando estudo literatura, porém devo admitir que as aulas passaram a ter uma importância nos meus dias, volta e meia me pego prestando atenção na fonética, comparando as formas de locução dos falantes que encontro. E estamos estudando as mudanças que aconteceram ao longo do tempo com as expressões dos falantes das línguas românicas, o que não nos limita apenas a pensar nas mudanças ocorridas em um conceito filológico, no entanto acabamos por observar as transformações diárias e principalmente naquelas que afetam a nós mesmos.

Com isso, fui pensando em toda espécie de minúcia e nas transformações corriqueiras, na construção e desconstrução dos moldes que criamos todos os dias. Para por fim a essa ladainha, minhas  “mudanças” em “versos” :

despediu-se das paredes
brancas
vela solitária
mar silencioso e verde
 areia não enxergada
 pés jamais descalços

encerrou contrato
não estava mais disposta a alugar por temporada
economiza todos os verbos que virão
 excedeu os que possuía


agora tudo é fresta do passado
e as paredes exalam um tom juvenil
rosa
rosa
rosa

prateleira de anjos
única paz ilustrada
o mundo de trás lhe devora
a vida não é
rosa
rosa
rosa

(Juliana Trentini)


   Aperitivo poético:
   “Sobre um mar de rosas que arde”

Sobre um mar de rosas que arde
Em ondas fulvas, distante,
Erram meus olhos, diamante,
Como as naus dentro da tarde.

Asas no azul, melodias,
E as horas são velas fluidas
Da nau em que, oh! alma, descuidas
das esperanças tardias.

Pedro Kilkerry

2 comentários:

  1. ADOREI AMIGA, APESAR DE TUDO... PENA, NÉ?, A VIDA NÃO SER
    ROSA
    ROSA
    ROSA
    POIS O MUNDO COM CERTEZA SERIA MAIS
    FELIZ FELIZ FELIZ!!!!

    a tentativa de diário com linguagem poética tornou-se um mistura muito apetitosa, já que tratamos de apenas um "aperitivo" rsrsrs

    bjoks

    ResponderExcluir
  2. pode ser q a vida não seja rosa rosa rosa como suas paredes e seu blog amiiga

    mas podemos pintá-la da cor q desejamos!
    o melhor é desenhar coraçõezinhos ^^
    [tão romântica eu]
    kkkkkkk


    pode continuar na ideia d diário q dá poesia tbm!

    ;D

    ResponderExcluir