quinta-feira, 9 de setembro de 2010

aluna de letras













Esse semestre é o que está mais folgado, mas estou tão intimamente ligada ao meu curso como jamais estive antes. Tudo que eu faço é pensando nos possíveis questionamentos de um pesquisador.

Acho que todo mundo deveria fazer letras, o mundo seria mais feliz ou mais doido.

O fato é que minha vida é uma regra gramatical, estou sempre fazendo uma mão de obra "escrava" e sem hífen ou tendo problemas de infraestrutura em casa. Todo ser humano tem problemas estruturais em conjunto e internos, as vezes a gente quer arrancar o telhado, romper os céus, percorrer quilômetros e fazer de conta que distância não existe, porém sonhar é apenas comer algodão doce, é suave e delicado, no entanto se desmancha rapidamente e na boca só fica uma vontade de querer mais e mais, mas ai você conta as moedas soltas na bolsa e não tem nem sequer um real (todo estudante de letras é liso, pelo menos eu sou), e tem pena de quebrar a porquinha de moedas que está cheia de moedas de um real e de cinquenta centavos, pois ela é tão linda com sua sainha de fitinhas do senhor do bonfim e ainda foi presente do namorado. Você então desiste. E vai desistindo de tantos sabores ao longo do caminho. Mas sempre há um especial que deixa a escrita limpa, a letra bonita, os acentos todos nos lugares certos, a concordância perfeita e argumentação a mais convincente possível. Então não há cofrinho que resista, nem medos e você quebra as adversidades e desfruta do sabor que mais lhe agrada.

Tudo isso é pensamento de aluna de letras, você pode não pensar como eu, ou pode porque todo falante é aluno das letras, todos temos capacidades de entender todas as gramáticas e de poetizar de quando em vez. A vida não é normativa, mas é gramática.


Juliana Trentini

Aperitivo poético:

"A vida com erros de ortografia
tem mais sentido.
Ninguém ama com bons modos."

Carpinejar

4 comentários:

  1. Ô Juliana, que delícia de texto!!!! Usaria todos os pontos de exclamação, todas as interjeições, para demonstrar como adorei seu blog. Vou te linkar.

    Um abração, menina poética.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliana, te linkei no Mil coisas...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Amor, toda vez que venho por aqui tenho ótimas surpresas!
    Já disse que sou sua fã?
    =)

    ResponderExcluir
  4. Também fiz a loucura de fazer Letras por pura paixão. Queria conseguir ver além das palavras escritas. Até hoje estou tentando sem conseguir totalmente. É sempre preciso ler um texto também com o coração, com a alma. Nós, que fazemos ou fizemos Letras não somos singulares. Somos PLURAL.

    ResponderExcluir