terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Leituras










Apesar de eu ser mulher, tem coisas que eu jamais consegui fazer ao mesmo tempo, como ouvir música e ler. São dois rituais distintos. Caso eu invente de tentar conciliar, acabo por não prestar atenção em nenhum dos meus prazeres. Sim, os prazeres também necessitam de dedicação. Eu me dedico.

Sou arcaica, não tenho músicas baixadas no computador, minha atenção para com a música destina-se quase sempre a comprar cd´s nas lojas Americanas, colocar no meu som ultrapassado e ler a música, a melodia, a guitarra e a voz (se tiver), afundo-me no travesseiro e vou vivendo cada nota, cada palavra, cada som. Na verdade ocorre o inverso, as trilhas sonoras narram a minha vida, lêem meu pensamento.

Já no ritual da leitura, descobrirás logo quando um livro me pertence, deixo marcas nos livros que li, meus dedos estarão nas páginas e alguns trechos grifados com marca texto. O que é importante sempre ficará evidenciado. A leitura para mim é como meditação, requer silêncio e hábito.

Só há um momento em que consigo misturar a água e o óleo, é no amor. Quando a sonoplastia faz eco baixinho entre as cortinas e lençóis, a leitura é feita em braile, em uma dicotomia de silêncio e sons. 

(Juliana Trentini)
Aperitivo musical:

"Ando por ai querendo te encontrar/ Em cada esquina paro em cada olhar" (Marisa Monte/Morais Moreira)

2 comentários:

  1. rosadocairoshannyalacerda.blogspot.com4 de janeiro de 2011 às 14:16

    Amiga será que vamos continuar encontrando diferenças entre nós?
    Sou ansiosa, menina sapeca, gosto de chupar picolé e assobiar, pestanejando e delirando poesias no ar... gosto de doses cavalares de prazer, mas quando não dá sento, deito e vou meditar cada um em seu espaço, cada um em seu território marcado!
    Mas se há uma semelhanção que descobri foi da mistura em que não vivemos a música, ela nos vive, não lemos livros, tateamos, cheiramos, grifamos com nosso suor o prazer, sublinhando nos vestígios do sonho, do amor e do prazer.

    bjins amiga e desculpe ter escrito muito... é que me empolguei com seu texto! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. amiga eu adoro seus comentários. Esse espaço é seu =)

    ResponderExcluir