domingo, 29 de março de 2009

Colecionador de erros




Hoje, ontem e antes de ontem, colecionei erros, muitos. Estou muito triste comigo mesma e vou tomar uma nova postura diante da vida. Errar é humano e não vou ficar me sentindo eternamente a última das criaturas. Errei, assumo o erro, levanto a cabeça e espero o próximo tombo que será completamente diferente, pois nesse sentido não vou mais pisar na bola. Como diria meu professor Zé da Luz: “ela é que nem aquela frase: “bonitinha, mas ordinária” no sentido de ser loirinha, mas inteligente”! E como creio ser uma pessoa inteligente, não vou colecionar os mesmos erros, vou buscar outros e seguir a minha reta. E como é de praxe, lá vai um aperitivo poético:


Colecionador de erros

Joaquim era errante
Não sabia que rumo tomar
Apenas seguia adiante
Joaquim bebia desenganos
Com abacaxi e uva
Ele se entregava ao chão
Buscando ultrapassar alguma fronteira

Era difícil perceber que atravessar o universo
Dependia apenas dele
Não era capaz de enxergar
E vivia entregue ao acaso
E jogado a própria sorte

Um dia, de repente, não mais que de repente
Em choro contemplava o céu
E sua alma chorou novamente
Cortou os lábios com água ardente
Em coro descobriu uma canção
Foi seguindo as notas e encontrou seu norte

Joaquim errou, errou
Joaquim chorou, chorou
Porque insistiu em tropeçar?
Só se sabe o que é prosseguir
quando se conhece o verbo cair

Joaquim errou, errou
Chorou, chorou
Joaquim o Amor, amou.

(Juliana Trentini)

3 comentários:

  1. São exatamente 13:10, estava lendo alguns textos de conteúdo um tanto quanto burocrático (Max Weber para ser mais claro)... não quero bancar aqui o intelectual, leio isso para uma prova que me espera daqui a pouco. Juliana Tretini,a Tia Nana, ao ler o seu texto e sua poesia, não pude me conter. Nossa Senhora!!! eu sabia que você escrevia, mas não fazia idéia do quão era talentosa. Ju, você, ordinariamente falando, me deixou "de cara". Em relação ao que aconteceu, não carece desculpas. Tudo isso funciona bem assim como você escreveu.

    ResponderExcluir